estúdio vertical

O Estúdio Vertical consiste em um ateliê coletivo de projeto que possibilita a integração dos alunos de diversos anos nos grupos de trabalho, desenvolvendo a capacidade de participação do trabalho coletivo. Essa integração garante o compartilhamento das experiências individuais que devem ser aplicadas no decorrer do curso.

Os semestres do Estúdio Vertical são diferenciados em função da estrutura curricular da Escola da Cidade:

– 1º semestre  – Participação dos alunos de 3º, 4º, 5º e 6º anos;

– Retorno dos alunos da Escola que realizaram intercâmbio;

– Realização do Seminário Internacional;

– Possibilidade de os alunos adotarem o tema do Estúdio Vertical no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão.

– 2º semestre    – Participação dos alunos de 2º, 3º, 4º anos;

– Presença de alunos intercambistas;

– Possibilidade de os alunos adotarem o tema do Estúdio Vertical como Trabalho de Conclusão de Curso.

No primeiro semestre as temáticas colocadas para o desenvolvimento dos trabalhos são abrangentes, sendo sempre pautadas em situações urbanas atuais. Assim, os alunos interessados em adotarem conteúdo das discussões realizadas no Estúdio Vertical em seu Trabalho de Conclusão de Curso terão maior liberdade de trabalho.

No segundo semestre o objetivo é possibilitar a integração das matérias desenvolvidas no 1º Tempo, onde se concentram as áreas de História, Tecnologia, Desenho, bem como o Projeto de Arquitetura e Urbanismo. São estabelecidas temáticas flexíveis, mas com escala de abrangência controlada, permitindo o desenvolvimento de trabalhos com propostas projetuais, técnicas, teóricas e / ou artísticas.

PLANO DE ENSINO – LINK