– + | Grupo 30

///

1ª Etapa

O LUGAR

Partindo do isolamento perante à cidade e a constituição de um -quase- microcosmo, o número 18 da avenida Higienópolis será nosso objeto de pesquisa. O palacete, construído em 1884 por Valéria da Silva Prado – Dona Veridiana, figura marcante da vida social, política e cultural paulistana no final do Império e inícios da República Velha –, representa documento significativo do padrão de ocupação de vila suburbana da virada do século XIX na cidade de S. Paulo. A edificação eclética, característica da elite paulistana de então, historicamente foi palco de encontros, eventos e reuniões de intelectuais, artistas, políticos e cientistas.

Desde a década de 1950, o local passou a ser sede de diversos clubes exclusivos – como o S. Paulo Clube e, atualmente, o Iate Clube Santos – mantendo ainda o caráter erradio de uma vida hedonista.

O PROGRAMA

Tendo em mente o patrimônio material e imaterial que esse singular oásis da elite paulistana possui – entre eles a pintura mural “Aurora” de autoria de Almeida Junior, a escultura em mármore de Victor Brecheret “Diana” e a própria massa arbórea –, nossa leitura busca explorar esse status de privilégio e excepcionalidade. Potencializando seu isolamento, criamos um invólucro que funciona como receptáculo dos movimentos no espaço e no tempo que constituem seus segredos. Um espaço que é a extensão real da intuição e da experiência, num tempo remoto porém contínuo, universal. Uma profundidade fictícia e libidinosa, mas que é idêntica à profundidade real. Imagem grandiosa da realidade que se atenta às diferenças de escalas, problematizando a relação entre máximos e mínimos.

aerea1

prancha_02

prancha_03

prancha_04

(…) Bigness is no longer part of any urban tissue. It exists; at most, it coexists. Its subtext is fuck context.

If Bigness transforms architecture, its accumulation generates a new kind of city. The exterior of the city is no longer a collective theatre where ‘it’ happens; there’s no collective ‘it’ left. The street has become residue, organizational device, mere segment of the continuous metropolitan plan where the remnants of the past face the equipments of the new in an uneasy standoff.

Not only is BIGNESS incapable of establishing relationships with the classical city-alt most, it coexists- but in the quantity and complexity of the facilities it offers, it is itself urban. BIGNESS no longer needs the city: it competes with the city; it pre-empts the city, or better still, it is the city. If urbanism generated potential and architecture exploits it, BIGNESS enlists the generosity of urbanism against the meanness of architecture. BIGNESS = urbanism vs. architecture.

– KOOLHAAS, Rem; “Bigness and the Problem of Large” , Rem Koolhaas, and Bruce Man, S, M, L, XL, (New York: Monacelli Press, 1995), 494-516.

Le notti bianche, 1957. VISCONTI, Luchino.

Marie Antoinette, 2006. COPPOLA, Sofia.

Desenhos
Dupre Arquitetura

2ª Etapa

anuncio

imp1

cabines_branco_pb

escadas

“Propaganda” fictícia de transformação do atual iate clube santos em parque expositivo público e residência artística, onde a intervenção inaugural tem autoria do grupo 30.

O projeto para a inauguração do parque expositivo Higienópolis 18, consiste em intervenções-parasita nas periferias do terreno, que provoquem no público pedestre questionamentos sobre aquele lugar, seu tamanho, sua posição na cidade e seu significado. Através do formato de cabines -ideia que surge das cabines telefônicas existentes no interior da casa, do período do Clube São Paulo- , as intervenções se dividem então em dois grupos: cabines patrimônio, e cabines “rompedoras” de barreiras.

PLANO DE TRABALHO

HIPÓTESE: primeiras intenções de abordagem / sugestão de local e uso

DEFINIÇÃO: proposta programas cabines, justificativa, temas das cabines, definição

DESENVOLVIMENTO: projeto da intervenção pronto + projeto execução

FINALIZAÇÃO: registro da intervenção, possível evento

3ª Etapa

Nesta etapa, as cabines, seus temas, implantação e sistema construtivo já foram definidos. Está em processo ainda o aperfeiçoamento do desenho.

/Users/Gabriel/Downloads/modelo_1.dwg

FOLHA1

4ª Etapa

Nesta etapa, as cabines, seus temas, implantação e sistema construtivo foram desenvolvidas e aperfeiçoadas e fizemos modelos físicos 1:10 de cada uma. Além de um texto explicativo do projeto como um todo, para o catálogo dos trabalhos.

13173052_10208676506577472_4470408561659719221_o

elev