G06_prática pragmatismo diagnóstico

GRUPO 06

PRIMEIRA ETAPA

[bearings rolled six specific instants, no particular order / barry le va]  capa

A primeira linha de aproximação com o tema “modos de pensar, modos de fazer” adotada pelo grupo é dada pelo entendimento do que é a prática projetual de arquitetura contempôranea, principalmente no que tange a metodologia. A pesquisa é baseada na coletânea O CAMPO AMPLIADO DA ARQUITETURA: ANTOLOGIA TEORICA (1993-2009) focalizando nos autores Micheal Speaks, John Rajchman e Stan Allan.

A arquitetura contemporânea propõe o Pragmatismo, ou o novo pragmatismo.Diferente da antecessora, da prática projetual vanguardista muito ligada à teoria e às ideias pré-concebidas, a prática da pós-vanguarda busca a aproximação aos objetos pelo fazer e experimentar – o pragmatismo do diagrama e do diagnóstico.

Essa prática passa pelo “saber propor” ou inteligência de projeto:

“A arquitetura contemporânea não é movida por ideia visionárias heroicamente executadas em forma visionária. Pelo contrário, ela é levada pela necessidade de inovar, de criar soluções plausíveis para problemas presentes, mas cujas implicações mais amplas ainda não encontraram formulação. Isso só pode ser realizado com inteligência. Do contrário o projeto consiste em apenas resolver um problema sem nada acrescentar”
(SPEAKS, Micheal. Inteligência de Projeto. p. 102)

Dentro do capitalismo financeiro as mudanças sociais e institucionais exigem novos programas e posturas a arquitetura e as dinâmicas urbanas não podem ser tidas como estáticas. O projetar contemporâneo é baseado na incerteza e na possibilidade de adaptação e mutabilidade. Greg Lynn coloca como conceito a concepção embriológica e construção evolutiva. É nesse sentido que procuraremos encaminhar um projeto em um edifício pré-existente na cidade de São Paulo. Pensando que a cidade consolidada, construída, tem espaço para crescer dentro de si mesma o edifício pode ser relido dentro do conceito da prática e metodologia da arquitetura contemporânea.

Bibliografia:

Um Novo Pragmatismo. [RAJCHMAN, John] 1998

Inteligência de Projeto. [SPEAKS, Michael] 2002

Condições de Campo [ALLEN, Stan] 1999