g11 – de padaria a lanchonete

Beatriz Vaz | Fernanda Vaidergorn | Giovanni Frazzatto | Thiago Simbol

 

 

Registro

 

A partir do tema Reconhecer São Paulo, procuramos ultrapassar os limites de um lote e buscar lugares que, de alguma forma, despertem interesse por seus acontecimentos, encontros e apropriação urbana. Ou até, suas contradições e espacialidades peculiares.

Redescobrindo através do registro. O registro pode ser uma maneira interessante de pesquisar um local, é uma ação válida pois requer uma real imersão no lugar/região e tem como ponto de partida vivenciar o espaço.

A partir do momento que registramos elementos/acontecimentos de um lugar, atribuímos caráter à sua identidade paulistana.

 

 

PADARIA

Não há nada mais paulistano que um pão na chapa e um pingado. Para nós, a padaria de esquina configura uma série de memórias materiais e imateriais que representam símbolos do cotidiano paulistano. O registro por meio de fotografias, vídeos, artefatos ou outras formas de estudo possibilita a representação dessa cultura.

 

FEIRA DE RUA

Historicamente, a feira era o meio utilizado para a troca de mercadorias e o abastecimento da cidade. Hoje, a sua demanda continua presente, mas com um caráter bairrista. E mantendo sua essência efêmera e apropriação da rua, além do embate urbano e rural. Esse fenômeno abre espaço para diferentes interpretações de como acontecem sua dinâmica com a rua e entre seus participantes.

 

AVENIDA 9 DE JULHO

Idealizada a partir de um plano rodoviarista partindo do trecho do túnel Daher até o Terminal Bandeira, a Avenida apresenta uma forma urbana peculiar. São inúmeros os viadutos que a cruzam em diferentes níveis, conformando um caráter severo na sua cota inferior e, sobre os elevados há uma atmosfera mais generosa. A pesquisa visa explorar as relações e contradições presentes entre esses dois espaços dinâmicos.

 

 

 

 

 

PUBLICAÇÃO:

FINAL

TEXTO:

Reconhecer São Paulo:
Procuramos ultrapassar os limites de um lote e buscar lugares que, de alguma forma, despertem interesse por seus acontecimentos, encontros e apropriação urbana. Ou até, suas contradições e espacialidades peculiares.
Redescobrindo através do registro. O registro é uma ferramenta interessante para pesquisar um local cujo valores estéticos e de memória requerem imersão real no lugar/região e tem como ponto de partida vivenciar o espaço.
As padarias e lanchonetes são estabelecimentos com enorme ocorrência em qualquer região da cidade, esses espaços apresentam abundância de elementos e acontecimentos característicos da cultura paulistana e do cotidiano de São Paulo.
Realizamos um primeiro levantamento em quatro regiões próximas ao centro da cidade (República, Santa Cecília, Higienópolis, Consolação / 9 de Julho) com o intuito de entender o panorama geral que esse comércio está inserido.
Desse estudo inicial, quatro estabelecimentos foram selecionados para uma aproximação maior através do registro.
A segunda parte desta pesquisa de campo foi concebida através de uma publicação, resultado de um ensaio fotográfico. Expondo a linguagem visual de cada lugar, através de objetos, texturas, produtos, e apresentando seus personagens.
Por fim, a terceira produção consiste na captação de vídeo, trazendo cenas que reproduzem a vivência desses espaços, suas dinâmicas, especificidades, etc.
O objetivo é discutir a relação que esses lugares estabelecem com a rua e a calçada, e como os elementos presentes nesses estabelecimentos podem influenciar no contato entre público e privado, uma escala de padaria a lanchonete. Padaria Aracajú, Madadayo, Princesinha e Dona Karina ilustram os produtos dessa exposição, com fotos, cenas, relatos, textos e desenhos dessa experiência.

 

APRESENTAÇÃO:

EV2017S02_G11_depadariaalanchonete_APRESENTACAO