G34_ Prospostas Iniciais

Proposta 01_ VAZIOS URBANOS

 

Os pisos térreos são fundamentais para a composição do espaço público de uma cidade. São a transição do edifício com a rua. Por apresentarem uma interação direta com os transeuntes, estabelecem um importante papel social – dinamizam seus próprios usos e atividades e constroem a imagem e identidade da região em que estão inseridos.

A crescente desocupação dos pisos térreos em São Paulo, portanto, é uma questão essencial para análise quando se trata de reconhecer a cidade, sua densa conformação urbana e sua carência de espaços públicos qualificados. Estacionamentos, estabelecimentos comerciais e de serviços em desuso, edifícios desocupados e lotes vazios são alguns dos contextos que podem ser observados com frequência, como sugere a imagem em destaque.

Como consequência, essa diminuição de usos e atividades no nível do pedestre contribuem para outros fatores que interferem na vitalidade das ruas, como o esvaziamento das mesmas, a degradação do próprio patrimônio edificado e do espaço público e a perda das dinâmicas de vizinhança e de bairro, que aumentam também o sentimento de insegurança.

Deste modo, esta proposta visa identificar e denunciar estes espaços vazios presentes nos bairros da cidade. A capacidade de renovação dos seus usos e de reocupação destes espaços contribui não só para a revitalização das ruas e dinamização do contexto urbano, mas também incentiva a requalificação do entorno edificado imediato, desde os pisos superiores, até os edifícios e espaços públicos próximos.

Proposta 02_ (RECONHECENDO) PISOS DA CIDADE DE SÃO PAULO

Quando subimos em um mirante é possível ver muito mais longe e de muito mais alto a paisagem, do que quando estamos no nível zero.

Em alguns locais da cidade o desenho do piso nunca é visto por completo do ponto de vista do pedestre.

A ideia do projeto é realizar um estudo cartográfico dos diferentes desenhos de pisos que compõem o tecido da cidade de São Paulo e como conformam o espaço urbano da mesma. Primeiramente localizando sítios que possuem desenhos de piso relevantes, como o Largo da Batata, o Viaduto Santa Ifigênia e o Vale do Anhangabaú. Depois, trazendo essas imagens obtidas do piso para a parede, tornando sua visualização mais completa e mudando, assim, a percepção de quem anda por cima de algo que não vê por completo.

 

Proposta 03_ RUA AUGUSTA

RUA AUGUSTA
POLO MULTICULTURAL – CIDADE NA MÁXIMA POTÊNCIA
O QUE ELA CAUSA NAS PESSOAS?

A Rua Augusta é famosa há diversas décadas pela vida cultural e noturna que proporciona. Já fora centro comercial famoso das classes abastadas, centro de prostituição e hoje abriga um imenso amalgama cultural, uma farta oferta de serviços lícitos (ou não) e possibilidades de trabalho e moradia para as mais diferentes pessoas.

Prostitutas, emos, hipsters, playboys, skatistas, gays, comerciantes, lésbicas, baladeiros, pedintes, pedestres e motoristas dos mais diversos meios convivem quase sempre pacificamente entre si.

Sob a perspectiva da revisão do Plano Diretor Estratégico aprovado na gestão anterior, a região é apresentada como Centralidade e indicada para possibilidade de adensamento com uso combinado, tentando assim manter a característica de edifício residencial com comercio no térreo.

Dado o panorama passado, atual e perspectivas futuras: o que esta versão maximizada de urbes causa em seus moradores e frequentadores?