G44_Selvas_ruderais

 

2 ETAPA

SELVAS RUDERAIS

ANTONIO JUNIOR , CAIO LACERDA , DUAN HADDAD , MATHIAS SPINOLA , MONICA SANDULLI

 

A manifestação da natureza nos ambientes urbanos se da nas mais diversas escalas e possibilidades espaciais. Desde as ações planejadas ( como parques, praças, hortas…) até em pequenos focos espontâneos que aparecem devido a negligência por parte do homem, fazendo com que haja o crescimento de plantas ruderais em escombros, rachaduras de pavimentações e lugares abandonados – são as plantas precursoras do meio urbano. Esses lugares residuais possuem uma diversidade dinâmica vegetativa, além disso , provoca diferentes apropriações físicas e do imaginário, seguindo os conceitos dos espaços residuais, de Gilles Clément em o “ Manifesto da terceira paisagem“.

São Paulo, por ter uma construção desordenada, verticalizada e não planejada, culminou na setorização das poucas áreas verdes e gerou espaços subutilizados dentro da malha urbana. O abandono de diversos edifícios na área central , causados por muitos motivos, gerou grande interferência na paisagem histórica da cidade.

Neste contexto , a busca da reflexão de como o potencial paisagístico dos prédios abandonados aliado com as condições naturais ( como vento , luz, umidade…) favorecem a propagação de uma vegetação ruderal, levando a imaginar como poderia mudar a paisagem da cidade se os prédios abandonados fossem tomados pela natureza e como isso pode criar uma nova forma de se projetar os espaços verdes e novas interações entre os elementos da cidade.

Devido as potencialidades paisagísticas, de valor histórico, suas transformações e por fim o abandono do Parque Dom Pedro II, que tem uma relação visual direta com centro de formação da cidade ( pateo do collegio ), selecionamos dois edifícios a serem trabalhados, sendo um edifício garagem na Rua 25 de Março, e o outro em condições de abandono na Rua do Carmo.

O próximo passo é viabilizar condições para que uma vegetação “em movimento” possa aflorar por entre essas verticalidades construídas.

Uma vez que esse novo evento urbano acontece, como isso influenciaria e transformaria o olhar dos habitantes sobre a cidade ?