TEMPO LIVRE – G36

ETAPA 1

 

Este vídeo demonstra a intenção do grupo 36 em qualificar espaços, considerados importantes, com um novo uso e uma ocupação. Para uma ocupação provisória do espaço por estruturas que se inflarão para se transformar em infraestruturas que atenderão usos diversos, como brinquedos infláveis para a recreação de crianças e ambientes inflavas que possam receber paragramas recreativos e laborativos. Essas infraestruturas infláveis serão armazenadas e transportadas em unidade, em módulos de containers, desenhadas para atender as necessidades que as estruturas infláveis possas vir a encontrar, como por exemplo: um compressor de ar para inflar as estruturas, rede elétrica dimensionada e um desenho de fácil montagem.

ETAPA 3

 

O projeto

 

Nosso projeto consiste em criar uma nova estrutura para as atividades do Sesc, no qual seu objetivo não é substituir a função nem a importância das unidades física da associação, mas sim proporcionar uma nova dinâmica de funcionamento que opere como um braço de apoio, ampliando o raio de atuação desse equipamento sócio cultural.

 

A estrutura

 

Para abordar a questão da mobilidade urbana o grupo aposta na itinerância do equipamento, criando a possibilidade de percorrer lugares distintos da cidade onde nunca ouve acesso a esse tipo de infraestrutura. A criação de uma estrutura efêmera surge com a premissa de resignificar o uso do espaço publico, dando a ele uma nova perspectiva através desse suporte. O conceito de inflável entra como resposta a essas questões sendo uma solução estrutural que permite a portabilidade e um sistema rápido de montagem.

 

Plataforma de comunicação

Com a criação de um aplicativo de gestão ligado ao Sesc e vinculado as redes sociais, os programas são escolhidos por votações populares, sendo assim as regiões com maior votação recebem o evento que é levado por meio dessa infraestrutura itinerante fornecida pelo Sesc.

 

Objetivo

 

Seu caracter entra mais como uma experiência e uma introdução no mundo cultural de diferentes outras atividades que fogem do cotidiano de uma comunidade. Desencadeando assim um processo, de formação intelectual e formação de ideias que se concentrem para esse caminho de desenvolvimento atrelado a um equipamento com esse caráter.

Inverter o processo de iniciativa, que depende muito de poder governamental, é o objetivo. Despertar o interesse por ambas as partes, tentando gerar um movimento de baixo para cima que alavanque alguma mudança nesse aspecto, direcionando as forças para o desenvolvimento sócio cultual da cidade.

Deixe um comentário