TEMPO LIVRE | sobre a 3ª entrega

1. PRODUTOS
1.1. Publicação no site
Deverá ser publicada no site* uma narrativa sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo. O post deverá configurar uma espécie de artigo sobre o projeto, contendo o mínimo de 2000 caracteres (contando espaços) e o mínimo de 5 imagens.
Não há limite de espaço e o grupo poderá publicar, sempre amarrado ao corpo do texto, materiais opcionais como vídeos, sons, links, etc.
ENTREGA: até às 12h do dia 22/06
*não apagar as entregas anteriores no post
1.2. Prancha Síntese digital
O grupo deverá fazer o upload dos arquivos .INDD e .PDF da prancha na sua pasta do Dropbox*. Depois de feito o upload, deverá ser publicado no site o link** para o arquivo PDF no Dropbox, inserido ao final do post da entrega.
ENTREGA: até às 12h do dia 22/06* não serão considerados uploads diretos no site;
**para gerar o link, clique com o botão direito sobre o arquivo e escolha “compartilhar link do dropbox”.
1.3.Powerpoint e materiais complementares
Obrigatoriamente o grupo deverá fazer o upload da apresentação Powerpoint e de materiais complementares na pasta do Dropbox* e publicar o link junto ao link da prancha.
O Powerpoint deverá apresentar todo o processo do trabalho.
ENTREGA: até às 12h do dia 22/06
* não serão considerados uploads diretos no site.
1.4.Relatório das bancas
CONTEÚDO: Anotações individuais que podem consistir em comentários, croquis, perguntas coerentes com a apresentação de cada trabalho e avaliação dos professores presentes nas bancas assistidas. Não será exigida formatação. É obrigatório que os alunos comentem todas as apresentações da banca do seu dia (andar) MAIS, no mínimo, uma apresentação de cada um dos outros dois dias.
ENTREGA: Os relatórios deverão ser depositados em uma pasta que estará na portaria, impreterivelmente, ao final das bancas de cada dia.
1.5. Auto avaliação e avaliação do EV 
ENTREGA: 25/06 com o relatório das bancas do dia 25/06.
SUGESTÃO DE ROTEIRO DA AUTO AVALIAÇÃO: Houve interesse e empenho nas etapas do trabalho? Foi possível o aproveitamento das suas aptidões? Houve espaço para que fossem
desenvolvidas novas aptidões? Foi possível o desenvolvimento pessoal dentro do grupo? O resultado do semestre é positivo?
SUGESTÃO DE ASSUNTOS DO EV A SEREM COMENTADOS: tema, sistema de avaliação, formatos das entregas, tutoria em dupla, o site e informações contidas nele, a possibilidade do conteúdo do site ser colaborativo, a funcionalidade da “semanas do EV” e o que mais o aluno achar interessante relacionado ao Estúdio Vertical.
2.PREPARAÇÃO DO MATERIAL
2.1. Imagem
Usar o comando “save for web” do Photoshop, seguindo as configurações abaixo:
formato: jpg
qualidade: 70
converter para sRGB
resoluçao: 72dpi
largura: 1280px (mín) / 1920px (máx)
2.2. Vídeo
Exportar vídeo usando as configurações abaixo:
compressão: H 264 (codec)
dimensão (formato da tela): 1920×1080
Bitrate: 10.000 Kbits/segundo
audio: AAC
Postar no YouTube ou Vimeo (não carregar vídeo diretamente no site) em suas contas pessoais.
2.3. Prancha síntese para exposição
Modelo de prancha padrão em arquivo indd (indesign) com margens, sangrias, tamanho de textos, espaçamentos e carimbo definidos.
Disponível em TEMPLATE PRANCHA

Tamanho 59,4 x 59,4cm (todos os grupos deverão seguir este modelo a fim de criarmos uma unidade na exposição final dos trabalhos, e no catálogo impresso que será produzido pela escola).*postar Package do InDesign com todo conteúdo da prancha

– Imagens:
No arquivo existe um grid de referencia setorizando a área de texto (memorial do trabalho) com a área das imagens, representado em retângulos cinzas. Esta disposição para as imagens é apenas sugestiva. Fica a criterio de cada grupo a disposição que preferirem; deve-se somente atentar ao espaçamento com a caixa de texto de forma a não sair do grid definido. Também é possível sangrar as imagens, extravasando da borda da prancha. Para tal, será necessário ampliar as imagens até o limite da sangria que esta definido no arquivo (linha vermelha). Tudo o que esta na sangria não é impresso. A marca de corte (crop marks) contempla somente o tamanho original do arquivo.

– Textos:Para a caixa de texto (memorial do trabalho) deve-se respeitar o tamanho da fonte e o espaçamento entre linhas, já definido no arquivo. Se for necessário, a caixa de texto pode ser ampliada até o final de sua coluna; bem como ser reduzida. O importante é manter sua largura dentro do grid de referencia. As imagens abaixo do texto são sugestivas, de complemento ao texto. Há também no arquivo uma caixa de texto para eventuais legendas (desenho e fotos), assim como um padrão de referencia de escala gráfica e norte. Manter estes tamanhos de texto; somente atualizar a escala correspondente ao desenho e a orientação de norte.

– Carimbo:
É uma estrutura fixa para todas as pranchas. Colocar somente o número do grupo, o título do trabalho, nome dos integrantes e nome do orientador. Evitem títulos muito grandes!!

– Exportar:
exportar o arquivo em pdf (300dpi)
ativar crop marks (linha de corte) e document bleed settings (sangria), em “marks and bleeds”

3.POSTAGEM NO SITE
3.1. Acesso ao site
Seguindo o mesmo procedimento das entregas anteriores, acessar a área administrativa do site, fazer o login com a sua senha.
http://ev.escoladacidade.org/wp-admin
login: grupoXX (XX é o número da equipe)
senha: gXXev (XX é o número da equipe)
Clique em “portfólio”. Na página na qual são exibidas as postagens das equipes, busque o da sua equipe e, com o mouse sobre o item, clique em “Editar”.

3.2. Postagem de texto
Na página de edição da postagem, clique na linha de baixo de “ETAPA 3” e digite ou cole o texto. É possível formatá-lo usando as opções da caixa de ferramenta logo acima desse campo.

3.3. Postagem de imagem
Clique no ponto de inserção no campo relativo ao conteúdo e depois sobre o botão “Adicionar Mídia”, na caixa de ferramentas;
Na tela de inserção de mídia, clique na aba “enviar arquivos” e depois no botão “selecionar arquivos” para fazer o upload.
Clique em inserir.

3.4. Postagem de vídeo
Clique no ponto de inserção no campo relativo ao conteúdo e depois sobre o botão “Adicionar Mídia”, na caixa de ferramentas;
Na tela de inserção de mídia, clique em “inserir do URL” no menu lateral, cole o endereço do vídeo no campo de endereço (onde aparece “http://”) e depois no botão “Inserir no post”;
De volta à página de edição da postagem, será possível ver a prévia do vídeo. Qualquer outro conteúdo com textos e imagens poderão ser inseridos logo abaixo do vídeo.

link para este documento
*Print que mostra a preparação das imagens para o site