25ARQTX

25ARQTX se conformou a partir de Bárbara Fernandes, Carolina Simão, Isadora de Barros, Marina Coccaro e Rogerio Macedo. Neste semestre 25ARQTX realizaram 4 práticas espaciais denominadas de Experiências. Tais atividades partiam de instalações pontuais que o coletivo realizou na rua, estimulando leituras sobre o território da 25.

As Experiências criaram um espaço de diálogo numa das rua mais movimentadas da cidade, ao mesmo tempo que rastreavam uma brecha: um lugar livre de qualquer negociação ou ‘termo de uso” onde seria implantado a “contribuição”, a Busca do Suporte-Território, da materialização, das demandas, uma infraestrutura, ou melhor: uma arquitetura de calçadas.

Contratempo|Sombra, Estações de Deslocamento e 25ARQTX denominam as três primeiras Experiências realizadas na 25.Se complementando na investigação das relações e negociações sobre o espaço, dialogando principalmente com os ambulantes que se posicionam sobre a calçada, sendo estes os que divulgam os produtos das lojas que se localizam pelos andares dos prédios da Rua.

Se madrugou para bloquear a passagem dos carros na 25, se mobilizou para a instalação de pequenos deslocamentos visuais, se conversou sobre um rio que se encontra encanado, sobre uma cortina de massagem, apropriada como cortina da sorte, das vendas e do dinheiro, se atualizou a planta a partir das oficiais do GeoSampa, já que esta não possui as medidas corretas da calçada mais perambulante de São Paulo.

Nestas ações um lugar ia se revelando, um lugar em desuso, residual, a partir das infraestruturas verticais comumente implantadas randomicamente sobre as calçadas, como um graveto que se finca no curso de um rio, conformando ondas que o desviam. A brecha onde a 4a Experiência se instalou.

Antes do fechamento deste post, a 4a Experiência foi instalada na Rua 25 de Março, até o presente momento já realizando sua “Pós-Ocupação”. Carregada de sentidos, de leituras espaciais e arquitetônicas, ou de “ante-projetos” , a 4a Experiência foi está sendo, habita a rua e a internet, se chegastes até aqui confira as Experiências ou vá para 25 procura-las!

♡ 25ARQTX