BANCA 03 – PROCESSUAL – 1º SEMESTRE 2022

G01 – Micro Centralidade de Bairro: Praça Cornélia – Metodologia de Estudo e Planejamento de Quadras em Áreas Envoltórias Patrimoniais Dentro do Eixo de Estruturação Urbana

INTEGRANTES: José Guilherme Cury, Maria Fernanda Donato, Beatriz Teixeira, Thiago Zaidman

PROFESSORES: Camila Toledo | ASSISTENTE: Thais Reyes | INTERESSE: Preservar/Conhecer

Após analisar um recorte definido do bairro da Vila Romana, na Lapa, nos propusemos a observar o Conjunto da Igreja São João Maria Vianney, situado à praça Cornélia. Perante a consulta da Resolução No 05/CONPRESP/2009, consideramos que a delimitação de área envoltória do patrimônio é insuficiente para preservar as condições do conjunto. Ampliamos a área envoltória do patrimônio para nove quadras, submetidas à transformações que atendam às diretrizes provisórias estabelecidas pelo grupo.

G02 – Desviando a monofuncionalidade: trabalho, tempo e território na produção do espaço urbano de São Paulo

INTEGRANTES: Luiza da Costa, João Pedro Puntoni, Letícia Costa, Maria Stella Tosold

PROFESSORES: Camile Bianchi | ASSISTENTE: Thais Reyes | INTERESSE: Pisar

Nesse momento, o grupo buscou começar a esboçar diretrizes de intervenção nos nós do percurso realizado em campo. Os momentos de intersecção entre os modais de deslocamento foram identificados como potenciais de pontos de referência no percurso para o trabalho, e de volta para casa. Pretende-se entender as especificidade contida em cada um dos quatro nós, sem deixar de estabelecer um diálogo de elementos que se repetem e que conscientizam o deslocamento desses passageiros.

G03 – Calçada em debate

INTEGRANTES: Victor Kozuma, Tamires Helena da Cruz, Helena Ramos, Rafael Thiago

PROFESSORES: Camile Bianchi | ASSISTENTE: Thais Reyes | INTERESSE: Pisar

Iremos abordar a questão do público e privado na Avenida Paulista, como o Banco Safra ou o Itaú que os seguranças falam que pagam impostos e que as pessoas mais importantes que trabalham em um cargo mais alto mandam tirar qualquer pessoa que não esteja indo para o banco ou que trabalhem lá para só quem está acessando o prédio pode entrar e aos fins de semana que o segurança havia falado que era público.

G04 – ZEUs em Regiões periféricas

INTEGRANTES: Maria Luísa Vigneron, Enzo Amadei, Letícia Morikawa, Gustavo Azevedo

PROFESSORES: Eduardo Colonelli | ASSISTENTE: Sheroll Martins | INTERESSE: Adensar

Nosso trabalho é uma análise sobre as ilhas de ZEUs em zonas periféricas. Inicialmente, analisamos profundamente 3 áreas de incidência de ZEUs: Perus, Parelheiros e Cangaíba (Penha). Essas três áreas têm suas localidades e manchas de zoneamento isoladas e fazem parte da área periferia da cidade. Agora, o grupo tem como foco a área de Parelheiros para realizar propostas de estudos urbanos para a localidade a fim de adensá-lo.

G05 – Adensar no Consolidado

INTEGRANTES: Maria Tielley, Sofia Alves, Fernanda Rocha, Matheus Siqueira

PROFESSORES: André Vainer | ASSISTENTE: Sheroll Martins| INTERESSE: Adensar

Nesta etapa do estúdio, o grupo foi capaz de desenvolver um plano urbanístico com foco no bairro do Bixiga, na Bela Vista. No decorrer do semestre, foram elaboradas diversas estratégias que buscassem uma lógica coerente para o entendimento do como, quando, onde e porquê Adensar. Assim, foi proposto um ‘masterplan’ destacando-se os cheios e vazios, miolos de quadra e uma nova articulação do “Adensar” sob um contexto complexo que exige decisões coerentes e detalhadas em relação às pré-existências.

G06 – Mooca: entre colinas, rios e vias

INTEGRANTES: Belen Garcia, Luciana Fernandes, Thiago Neto, Melissa Albano

PROFESSORES: Fernanda Barbara | ASSISTENTE: Lucas Zabeu | INTERESSE: Preservar/Conhecer

Nessa etapa do trabalho, nosso grupo se direcionou para uma análise de território ainda mais aproximada. A escolha pelas cinco quadras dentro do recorte maior se deu pela sua localização entre a ferrovia e o rio Tamanduateí e pelas tipologias de galpão similares encontradas entre elas. O interesse do grupo é estudar essas quadras a partir de suas possibilidades de transformação, considerando a experiência dos pedestres e a comunicação entre os edifícios e a cidade.

G07 – transformações urbanas

INTEGRANTES: Fabiana Costa, Catherine Uhlendorff, Bruna Guimarães, Mateus Tozzi, Isabela Seppelfeld

PROFESSORES: Fernanda Barbara | ASSISTENTE: Lucas Zabeu | INTERESSE: Preservar/Conhecer

o trabalho se estrutura em três etapas. A primeira se
ateve a uma leitura e levantamento da região a partir de
análises cartográficas, histórica e visita ao local, abordando
os planos diretores antigos e vigente.
A segunda, tem como foco um estudo gráfico, do qual
busca-se evidenciar os conflitos de escala dos 12 elementos
levantados. Por fim, a terceira e última etapa
será elaborado sugestões projetuais que ocupem as sobras
dos terrenos engolidos pelas obras do metrô.

G08 – Penha: Deformações Urbanas a Partir do PDE

INTEGRANTES: Eduard Baltazar, Luisa Carrasco, Victor Rocha, Lia Ballak

PROFESSORES: Lígia Miranda | ASSISTENTE: Lucas Nadalini | INTERESSE: Pisar

O trabalho se debruçou, a partir da última banca, em recortar os trechos do território que queremos estudar e aprofundar os conhecimentos do PDE e da região. Além de fazer uma projeção dos gabaritos que podem ser atingidos na Penha nos próximos anos, reunimos mais informações sobre: o processo e situação do tombamento do centro histórico, a extensão da linha verde e profundidade que vai atingir próximo da Penha e a situação topográfica do metrô/rio Aricanduva e córregos.

G09 – Tudo o que em potência pode conter

INTEGRANTES: Marina Sznajder, Maria Piedade, Bruno Maschio, Yasmin Dejean

PROFESSORES: Lígia Miranda | ASSISTENTE: Lucas Nadalini | INTERESSE: Pisar

O trabalho compreende o CEAGESP sob a ótica de um jogo entre potências de urbanidade que se articulam na fricção entre o espaço liso e o estriado. O Entreposto agita um movimento da ordem das velocidades e dos fluxos. A aproximação se estabelece na investigação de tudo o que em potência pode conter, através de diferentes procedimentos de leituras do espaço, criando ensaios de esgotamento, buscando ativas relações com o fora, o dentro, o antes, o depois, o aqui e o agora.

G10 – Venha livre, volte rodopiante: a experiência do limiar na trama urbana

INTEGRANTES: Gabriela Balbino, Luísa Marinho, Clara Borges, Nina Aki

PROFESSORES: Mauro Munhoz | ASSISTENTE: Lucas Zabeu | INTERESSE: Preservar/Conhecer

Os espaços limiares, devido sua tênue relação entre o público e o privado, contribuem para a regeneração de espaços coletivos e culturais em uma cidade fechada e consolidada.Os coletivos culturais são capazes de agregar a diversidade que os circundam, provocam desvios em relação às formas já instituídas da experiência nas fronteiras urbanas e pressionam as cidades a serem mais permeáveis. No espaço limiar, as divisas transformam-se em membranas.

G11 – MÓDULOS COMO INSTRUMENTO DE DIVERSÃO

INTEGRANTES: Isabela Pousada, Dora Camarero, Livia de Castro, Vitória Rosa

PROFESSORES: Gleuson Pinheiro| ASSISTENTE: Lucas Nadalini | INTERESSE: Divertir

A proposta do projeto é ir de uma escala macro para uma escala micro, na escala macro se concentra um estudo de padrões que se repetem em várias localidades diferentes. A partir desse estudo de padrões, a rota do programa é a ampliação a escala para exemplificação de como o projeto se insere nessas áreas padronizadas. Para ampliação, escolhemos o bairro de São Mateus em SP, no qual se manifestam muitas características contidas no nosso padrão de estudo.

G12 – Em baixo do Viaduto

INTEGRANTES: Vitória Ajukas, Ana Clara Renó, Leo de Mello, Vasco Medici

PROFESSORES: Gleuson Pinheiro | ASSISTENTE: Lucas Nadalini | INTERESSE: Divertir

Nesta etapa nos aprofundamos nas pesquisas sobre concessão pública para os espaços de baixio de viaduto. Para tanto, utilizamos as estratégias: consulta em meios oficiais como o Diário Oficial do Estado de São Paulo e Portal de Processos da Prefeitura de São Paulo; contato direto com os administradores dos espaços selecionados e pesquisas na internet, redes sociais. Compreendemos como se dá esse processo legal atualmente e qual é a disponibilidade de recursos financeiros providos do estado.

G13 – Vale em Foco

INTEGRANTES: Ricardo Mancini, Julia Zylberberg, Giovana Aleixo, Antonio Vicaldi Neto

PROFESSORES: Vito Machione | ASSISTENTE: Luiz Sobral | INTERESSE: Articular/Participar

Estudamos o processo participativo dentro das dinâmicas de planejamento do uso do espaço público, e encontramos no Vale um exemplo recente, polêmico e crucial. Por meio do recolhimento e análise de dados, buscamos compreender o potencial que esse local possui ao influenciar toda a região central.
Abrimos um canal de comunicação e informação com os usuários, e em um site criamos um espaço para apoiar, conhecer ou denunciar as atitudes para com um dos maiores projetos urbanos de São Paulo.

G14 – Retrofit na Paulista – Ensaio de Viabilidade

INTEGRANTES: Nara Albiero, Felippe Samburgo, Gabriel Kroeff, Beatriz de Oliveira

PROFESSORES: Marta Moreira | ASSISTENTE: Luiz Sobral | INTERESSE: Articular/Participar

Nesta etapa do trabalho o grupo se propôs a redesenhar as plantas em um único pavimento tipo com sete unidades (como recomendado na última orientação). Totalizamos assim 105 unidades entre 29m2 e 145m2 com conformações de studio a três dormitórios. Trouxemos também os primeiros estudos de ocupação dos espaços rentáveis do edifício: térreo e primeiro subsolo comercial, café/ bar, espaço co-working, restaurante, bar/ mirante, assim como uma lançamento da viabilidade e valor das unidades.

G15 – we are not pink money

INTEGRANTES: Pedro Martins, Sérgio Chagas, André Abrão, Gabriela Sanovicz

PROFESSORES: Vinícius Spira | ASSISTENTE: André Sauaia | INTERESSE: Divertir

Iremos abordar a questão do público e privado na Avenida Paulista, como o Banco Safra ou o Itaú que os seguranças falam que pagam impostos e que as pessoas mais importantes que trabalham em um cargo mais alto mandam tirar qualquer pessoa que não esteja indo para o banco ou que trabalhem lá para só quem está acessando o prédio pode entrar e aos fins de semana que o segurança havia falado que era público.

G16 – Parque Linear Piscinão Rincão

INTEGRANTES: Daniel Cohn, Amanda Klajner, Thiago Bento, Maria Luiza Peixoto

PROFESSORES: Vinícius Spira | ASSISTENTE: André Sauaia | INTERESSE: Divertir

O trabalho está olhando para o Piscinão do Rincão, na região da Penha.
A partir da leitura da área entendemos que se trata de um recorte de grande interesse para o eixo de lazer por que levanta questões como: avanço das cidades sobre áreas ambientalmente sensíveis em áreas de rios e córregos; o efeito desse crescimento nos aspectos naturais e na paisagem da cidade; piscinão como infraestrutura mal aproveitada; e, por fim, o descaso e a carência por espaços públicos de lazer da região.

G17 – sobre o morar: uma centralidade paulista

INTEGRANTES: Julia Gonçalves, Murilo Rayel, Ana Clara Alcoforado, Leonardo Vaz

PROFESSORES: Marcos Boldarini | ASSISTENTE: André Sauaia | INTERESSE: Morar

O trabalho surge de um olhar dos diferentes aspectos que incidem sobre o morar, não se atendo exclusivamente ao âmbito interno de uma residência, mas sim toda a dimensão cotidiana de experimentação do bairro e região que circundam um lar. De maneira que destaca cenas e personagens que constroem a identidade coletiva do espaço.
Atendo-se a um recorte central de São Paulo, onde as muitas camadas características da malha urbana são evidentes, tantos as construídas quanto de diretrizes legislativa.

G18 – Como vivemos, como queremos viver?

INTEGRANTES: Mariana Macedo, Dante Rovere, Beax Dreger, Bruno Monaco

PROFESSORES: Marcos Boldarini | ASSISTENTE: André Sauaia | INTERESSE: Morar

Nosso grupo ficou impressionado com o aumento significativo da população em situação de rua ao longo da pandemia e, a partir do tema “morar” decidimos estudar possíveis soluções. Focamos na possibilidade de repropositar estruturas pré-existentes, utilizando a infraestrutura abundante da cidade a nosso favor. Nossa primeira hipótese foi de criar módulos em vagas de estacionamento para implementar um programa acolhedor que pudesse ser implementado em larga escala.

G19 – Caminhar Vila Buarque

INTEGRANTES: Isabela de Laet, Isabel Abuhab, Nicole de Oliveira, Camila Durão

PROFESSORES: Marta Moreira | ASSISTENTE: Luiz Sobral | INTERESSE: Pisar

Diante das mudanças na paisagem urbana e do perceptível adensamento na Vila Buarque, o grupo dedicou-se a investigar como a caminhabilidade se altera. Tendo o tema “pisar” como central, nos motivamos a entender como conciliar a caminhada e os vazios com o adensamento.
Norteada pelo Plano Diretor, nossa pesquisa se propõe a replanejar quadras na Rua General Jardim, com novas noções de caminhabilidade e permeabilidade, somadas com o adensamento populacional, priorizando os espaços vazios.

G20 – FEIRAS LIVRES: 890#Feira Lapa

INTEGRANTES: Luiz Felipe Teixeira, Julia Deccó, Catarina Trinca, Isabela Fonseca

PROFESSORES: Vito Macchione| ASSISTENTE: Luiz Sobral | INTERESSE: Pisar

O trabalho tem como proposta realizar um mapa da feira, sendo o estudo de caso da Feira Lapa, Localizada no logradouro da Rua Fabia em encontro com a Rua Aurelia701, Vila Romana, Lapa, que acontece sempre aos domingos no período da manhã.

O trabalho tem como base entender este evento que acontece tradicionalmente em diversas regiões de São Paulo. Procurando catalogar os feirantes, entender suas dinâmicas internas na feira da Lapa e em suas rotinas em outras feiras.