G38 | tempo-espaço no casarão do chá

a sobreposição de tempos como formadora de espaços etapa 4 | objeto síntese A concepção de tempo é uma construção cultural e difere-se em cada sociedade, inserindo-se em seus conceitos, valores, formas de ver e viver o mundo. Esses modos diferentes de perceber e lidar com o tempo, refletem-se em nossos espaços, nas arquiteturas e Leia mais… »

FRONTEIRAS – DIREITO A CIDADE

Partindo de um trabalho acadêmico para a matéria de Estudio Vertical na faculdade de Arquitetura e Urbanismo Escola da Cidade, o projeto Fronteiras tem o objetivo de colaborar para a socialização dos refugiados dentro da cidade de São Paulo. A partir de vivências próprias em locais de acolhimento da população em situação de refúgio, buscamos Leia mais… »

G12 – Jockey Club de São Paulo

diego pinheiro | gabriela sá | giulia ziravello | guilherme trevizani |luna fonseca | valentina kacelnik etapa 01 Ao nos depararmos com o tema Ainda o Direito à Cidade, ficou muito claro que deveríamos nos debruçar sobre um estudo de caso que trouxesse em si várias problemáticas quanto ao uso da cidade, de seus espaços Leia mais… »

G46_projeções do imaginário no espaço público

etapa 01 Através do workshop internacional “Ainda o direito à Cidade”, realizado na Escola da Cidade, começamos a desenvolver o tema de ocupar à cidade de forma em que conseguíssemos tratar de situações nos inquietam no cotidiano urbano, como a marginalização da população e o crescimento desenfreado de moradores de rua. Como tratar essas questões Leia mais… »

G29 – Direito do pedestre na General Jardim

ETAPA 04 A partir da conversa com os estabelecimentos comerciais e taxistas, apesar da intenção original de alargamento da calçada em diferentes momentos da rua General Jardim, conseguimos realizar uma intervenção teste na frente do Xangô em uma quinta de chorinho, quando há grande concentração de pessoas. Percebemos que a sinalização e os cones limitaram Leia mais… »

G28_FRONTEIRA_TCEV

A partir da breve noção de fronteira compreendida pelo grupo, propomos entender como a ENERGIA ELÉTRICA atua -ou não em diferentes escalas no TERRITÓRIO e como ela se manifesta como BARREIRA ou FRONTEIRA. Sendo assim entender a rede de distribuição da energia elétrica, desde ITAIPU até esse projetor (por exemplo). Origem do nome: Palavra de Leia mais… »

G07_MUTIRÃO DE AUTOGESTÃO: PASSADO E PRESENTE

Bianca Araujo | Naomi Contreras | Diego Arrigonni | Verediana Fiorotto | Ana Julia Parada | Pedro Trama Etapa 01_COOPERATIVISMO DE HABITAÇÃO NA AMÉRICA LATINA A partir da experiência Uruguaia com as Cooperativas de Habitação surgiu o interesse em estudar alguns sistemas que nasceram a partir dessa experiência, o chileno e o paulistano. Mais precisamente, Leia mais… »

G04

MÊS 06 – raul Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de Leia mais… »

G25_muros|paredes

Alicia Soares | João Pedro Vieira | Layla Kamilos | Mariana Caldas | Marina Lickel banca 1 histórico ev passado e ideias para o novo projeto: banca 2 tema definido: muros e paredesetapa: levantamento e construção do primeiro protótipo O trabalho busca investigar os limites construídos para o corpo no espaço, através dos elementos arquitetônicos Leia mais… »

G23_construindo a cotidianidade

Durante o Workshop do Seminário Internacional -“Ainda o direito a cidade?”, o grupo trabalhou o conjunto Santos Dumont. Depois dessa primeira aproximação conhecemos o coletivo Lanchonete, localizado no térreo comercial do empreendimento, atuando nele através de intervenções espaciais que buscam o dialogo com a comunidade e a reflexão do habitar a cidade contemporânea, tendo como Leia mais… »

G43_Cultura Paralela

bianca okamoto | gabriel dutra | gabriela fuganholi | lúmina kikuchi Etapa 01 O tema do trabalho decorre do objetivo de compreender a cultura como um instrumento por meio do qual grupos sociais se manifestam reagindo ao processo de marginalização — tanto a cultural como a urbana — em que estão inseridos. Em resposta à Leia mais… »

G08 – Garrafas lançadas ao mar

O presente trabalho é um TC-EV que teve como ponto de partida analisar suportes expositivos alternativos, que tenham como objetivo principal distender a noção de espaço expositivo e se somar a outros territórios de experimentações expandindo os circuitos de arte já existentes.             A partir da leitura do texto “Como garrafas lançadas ao mar”, escrito Leia mais… »

G10_no meio do caminho tinha uma banca

ana luiza corrêa | bruna cardoso | camila ungaro | fernanda galloni | maia levinbuk ETAPA 04 A partir das propostas sugeridas na etapa anterior, o grupo entendeu as qualidades e problemáticas de cada uma das propostas, para assim, chegar em um único projeto mais definido e mais aprofundado. A melhor situação, entre todas as Leia mais… »

G17 – Os Momentos a Existir da Cidade das Pessoas

Diante do arquiteto se configura uma situação complexa de leitura para a tomada de decisões, localizada na relação entre dois dos seus principais objetos de estudo: as pessoas e o espaço. Tratando-se da temática de direito a cidade enquanto se observa a interação entre pessoas e o ambiente em suas diferentes escadas, os olhos naturalmente Leia mais… »

g13_noite em sp

Começamos o ano pensando sobre eventos de rua em São Paulo, mais especificamente o Carnaval, e como se dá a apropriação de espaços públicos. Chegamos a conclusão de que a interação das pessoas com esses espaços muda devido a transição do dia pra noite, e que há uma fronteira nebulosa que separa os dois. A Leia mais… »

G14_Paraisópolis

amanda silber bleich daniel rothseitn parente julia aranha totti lucas bio rodriguez Etapa 1 Informações Gerais área: 798.000m2população: entre 80.000 e 100.000 hab distrito: vila andradesubprefeitura: campo limpo  Equipamentos públicos: 3 Unidades Básicas de Saúde (UBS) 1 Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 1 CAPS III adulto 4 Escolas Estaduais 1 Escola Técnica Estadual (ETEC) 8 Escolas Leia mais… »

G21 | O Hall

Equipe: Adriana Porto Alegre, Beatriz Dias, Luisa Teperman, Fernanda Vaidergorn e Marina Schiesari Orientador: Thiago Benucci quarta etapa | contos que cabem no hall A quarta e última etapa foi o momento de refinamento e consolidação da produção literária. O grupo se dedicou a revisar os textos já produzidos e escrever novos, assim como desenvolver Leia mais… »

G44_O complexo do Pacaembu: da concepção à concessão

A partir do reconhecimento do complexo esportivo e estádio do Pacaembu como um espaço democrático, sobretudo quando pensamos em sua função social e educativo de transformação da cidade através do acesso público à equipamentos esportivos, é de grande interesse do grupo pensar as questões contemporâneas que se pretendem transformadoras desse espaço. Isso é, pensar a Leia mais… »

G20_A potência da voz das mulheres

Entrega 1 No semestre passado o grupo encerrou o trabalho com dois produtos que foram feitos a partir de conversas com 11 mulheres vinculadas a movimentos de moradia: um áudio compilando todos os relatos e 3 diagramas que sintetizavam questões relevantes que foram levantadas. Os diagramas foram uma importante ferramenta para entender toda a complexidade Leia mais… »

G05_Memorial ativo

Etapa 01 A partir do tema lugares de memória difícil nos deparamos com a palavra erinnerungskultur. Nascida na Alemanha pós guerra, tem seu significado associado à cultura da lembrança. Gabi Dolff Bonakemper, uma teórica desse campo, apresenta a importância de preservação da história mesmo que dolorosa como consenso, considerando o ato de memorar essencial para Leia mais… »