– + | Grupo 33

1ª Etapa

g33_entrega01_img01.jpg

g33_entrega01_img02.jpg
g33_entrega01_img03.jpg
g33_entrega01_img04.jpg
Cidade de São Paulo, planejada para os carros. Construção de grandes estruturas. Viadutos dando forma para o céu. Pedestres vêem o Céu de concreto. Raios de luz são tampados. Escuridão embaixo. Não se vê fluxo na escuridão. Todavia  poucos se apropriam. E as nervuras de concreto são usadas como proteção para quem não tem teto, tornam–se as cicatrizes da cidade. Estas feridas possuem uma escala monumental. Uma escala que esquece das pessoas. Uma estrutura que exclui a sociedade. E o espaço embaixo, delimitado por pedra, é esquecido e evitado, se tornando um espaço lixo. Espaço como lixo. Espaço com expectativas limitadas.
Julio de Mesquita Filho acompanhado pelo teatro Oficina começa a crescer, segue sombreando a Abolição, deixa a Major Diogo isolada entre espaços, espaço lixo e termina cortando a Conselheiro Ramalho. Sua passagem deixa restos, deixa espaços, deixa a possibilidade.
Encontre mais informações no pdf abaixo:

2ª Etapa

 

3ª Etapa

g33_entrega03_img01

g33_entrega03_img02

Model

/Volumes/FRANCY/photoshopar/plotar piso.dwg

Nos encontramos na quarta maior cidade do mundo.  Inserida no mundo globalizado, que sofre varias transformações cotidianamente, prédios são levantados, casas são destruídas, o mercado imobiliário nunca esteve tão instável. As demandas da cidade estão em constante mudança. Como é possível em uma megalópole, com tantas transformações ocorrendo simultaneamente, ser escassa de espaços públicos e de espaços multifuncionais? Multifuncionais no sentido de se adaptar com as diferentes necessidades e diferentes públicos. Nesse sentido, o projeto em baixo do viaduto Julio de Mesquita é pródigo em mostrar sua flexibilidade com seu entorno. Localizado no bairro bexiga, o qual há uma intensa diversidade de públicos e demandas, foi encontrado um espaço de aproximadamente 11.000 m2 gradeado e abandonado. Desse modo, o projeto propõe como principal partido flexibilidade visando diferentes ocupações de espaços públicos. Nesse sentido há uma estrutura metálica ao longo de seu eixo longitudinal, o qual faz diferentes agrupamentos que definem diferentes usos como feira, bares, cinema, teatro e exposição. O desenho do piso do solo dialoga diretamente com as esquinas do entorno, de modo que sempre há lugares de estar e uma preocupação em não obstruir a visão nas esquinas. Desse modo, encontra –se um espaço público onde idosos, adolescentes, crianças e adultos podem desfrutar da maneira para suprir suas necessidade.

4ª Etapa

Apresentação