O trabalho parte do intuito de reconhecer um contraste urbano específico por meio da exploração de inúmeros motivos para a resistência de um espaço frente ao mercado imobiliário. A quadra na qual o objeto de estudo está inserida representa um padrão de cidade, de camadas históricas e construtivas, além de um exemplo de resistência e convivência. Essa fica localizada na rua Dr. Cintra Gordinho, no Alto da Lapa, onde um consultório do dentista Eduardo, localizada no numero 161, quebra a dinâmica de um grande empreendimento por estar localizada quase dentro do projeto.
A partir de uma investigação da exploração dos inúmeros motivos da resistência de um espaço frente ao mercado imobiliário, sentiu-se a necessidade de compreender as camadas judiciárias, propostas pelas leis e planos diretores estratégicos que regem e permitem tal configuração de construções, e numa escala maior, de cidade. Nesse sentido, entender os interesses e suas concordâncias não harmônicas, além das estratégias envolvidas nessa lógica de formação da cidade que permitem que esse modelo seja reproduzido, configurou a proposta de trabalho do grupo.
Uma vez concluída essa etapa, surge uma necessidade de se aprofundar nas questões sociais e na dinâmica do bairro que essa configuração gera, compreendendo assim essa realidade em uma escala maior e mais abrangente, novamente contando com que esses relatos e personagens que surgiram representassem infinitas outras realidades que surgem com outros lugares onde se repetem essas camadas sobrepostas e ideias de cidades.
Com entrevistas feitas com moradores da região, funcionários do empreendimento The Gold, pequenos comerciantes locais, e outros personagens, foi possível criar uma série de micro-relatos ilustrando vivências cotidianas específicas. Esses relatos, fictícios, são baseados nos personagens e situações reais. São criados em uma maneira de se aproximar á vizinhança, e ao mesmo tempo, ilustrar a legislação estudada anteriormente, em uma maneira de entender como as esses planos diretores estratégicos fazem parte do dia a dia do bairro e afetam a vivência do bairro e seus moradores.
Nesse momento, o grupo enxerga a pesquisa se direcionando para uma próxima etapa, onde se proporia a pensar nas infinitas possibilidades que se teria para essa quadra dentro da lei, ou fora dela, imaginando outras realidades e possibilidades que conformariam um mesmo espaço.
Você precisa fazer login para comentar.