G15_Virada Cultural

Etapa 01 – Definição

Estimulados pelos debates de abertura do Estúdio Vertical e com particular interesse pela discussão sobre cultura, questionamos em grupo a relevância — inserida no tema “Ocupa SP” — de ocupações urbanas temporárias com fins culturais.

Dessa questão, elegemos como objeto de investigação a Virada Cultural, evento gratuito anual de cultura (música, teatro, cinema, performances, arte) que ocorre principalmente na região central da cidade de São Paulo desde 2005, cuja programação acontece durante 24 horas ininterruptas e mobiliza um sistema de infraestrutura efêmero.

Em qual contexto surge, que eventos derivam dela, quanto custa, e o que a justifica, institucional e culturalmente são as perguntas a partir das quais desenvolveremos a nossa pesquisa. Feito esse panorama geral, buscaremos a compreensão do evento como um instrumento político, com interesses geográficos e logística estrutural de transportes e programação específicos de cada gestão de prefeitura, ou até de cada edição anual.

Etapa 02 – Desenvolvimento

Com o intuito de analisar as diferenças entre as programações de diferentes gestões e suas respectivas edições da Virada Cultural, buscamos sintetizar, por meio da linguagem visual, dados levantados em nossa pesquisa a respeito de orçamento e atividades na região do centro.

O levantamento de dados de orçamento foi baseado em planilhas do Portal da Transparência do município de São Paulo, e a partir da seleção e do aprofundamento das informações mais relevantes, montamos os gráficos acima, de 2018 e 2014 (2° ano das gestões Dória e Haddad, respectivamente).

Esses dados, obtidos nos mapas de programação de cada edição, disponíveis ao público, levantam a pergunta se uma verba tão grande destinada a um fenômeno tão efêmero seria capaz de produzir efeitos duradouros na atividade cultural da cidade. A localização das atrações que mudam de foco e intensidade de acordo com diferentes gestões também levanta a questão de até onde a implantação do evento se relaciona com instituições culturais já existentes.

A próxima etapa terá como objetivo intervir no desenho do evento procurando uma implantação que possua efeitos mais duradouros sobre a cidade. Será escolhido um recorte menor dentro do limite apresentado, de acordo com janelas de oportunidades observadas no cruzamento de dados e sobreposição dos mapas.

Etapa 03 – Aprofundamento

Dando continuidade ao discurso construído ao longo das outras etapas, aprofundamos os dados levantados a respeito das três últimas gestões e, com base nas pesquisas de público realizadas pelo Observatório do Turismo, montamos o infográfico abaixo, que une informações acerca do perfil das pessoas que frequentam a Virada Cultural, além de identificar as atrações no recorte selecionado.

Consolidado esse levantamento, passamos a comparar o evento real e suas repercussões com a Virada idealizada em sua concepção. Constatamos, então, que o discurso oficial — de que ela teria como intuito fomentar trocas culturais pelo estado de São Paulo e que, portanto, teria um efeito a longo prazo —, em muito discordava do que se tornou de fato: um grande e breve espetáculo com maior ênfase sobre os shows de artistas já prestigiados na cena musical, curado e estruturado apenas pela Secretaria da Cultura, de alto custo e concentração na região central da cidade de São Paulo.

Assim, propusemos esta instalação, que busca conciliar as pré-existências urbanas e os benefícios compreendidos da Virada Cultural estabelecida com o potencial da ideia original apresentada pelo discurso oficial. Partindo das dimensões de uma vaga de carro, o desenho de um módulo que se vincula a outros iguais, ou seja, possui diferentes tamanhos definidos pelo uso, se apresenta como uma nova atração da programação.

O projeto tem como objetivo estimular efeitos duradouros, sendo implantado em colaboração com os artistas, um ano antes do evento de fato, oferecendo um local de encontro e ensaio para grupos de diversas manifestações culturais, além de estar a serviço da população como um espaço multiuso. Com a promoção causada pela própria ocupação anual da instalação, pretende-se que se integre à programação dos palcos com tanta relevância quanto os espetáculos habituais no ano seguinte.

Etapa 04 – Síntese

Por fim, após revisarmos a proposta anterior, projetamos um novo módulo, como representam os desenhos e esquemas a seguir.