G23_E3

 

Palavras-chave: centroSP, conhecerSP, cultura, galerias, usos, percurso

Com base no eixo Estúdio Vertical deste semestre – Ocupa SP, junto à conversas guiadas por nossa orientadora Marta Moreira, foi inicialmente decidido que o grupo faria uma análise do Centro Comercial Presidente, mais conhecido como Galeria do Reggae. Contendo sua história como um núcleo de cultura black desde a década de 1960, quando foi construída e também do seu mais recente processo de ocupação por imigrantes africanos, tornando-se um polo da cultura africana no centro de São Paulo além de ser um ponto de encontro para os recém chegados no país.
Após o levantamento e apresentação na primeira banca avaliativa do semestre, decidimos expandir a pesquisa por entender que apenas uma galeria não resultaria em conteúdo suficiente baseado nos métodos abordados de levantamento (fotografia e usos), salvo o fato de que a coleta de informações na Galeria do Reggae foi restrita diante do comportamento das pessoas que lá frequentam e trabalham, já que não se interessavam em participar de entrevistas que visavam agregar o banco de dados a ser produzido.
Buscando um levantamento mais abrangente, escolhemos analisar os térreos de 11 galerias da região do centro de São Paulo que são conectadas pelo percurso criado por nós, exaltando as características de permeabilidade que a tipologia estudada apresenta.
Como produto final, produzimos um catálogo em formato A5, contendo 11 modelos dos Edifícios estudados junto às plantas de usos do pavimentos térreos dos mesmos. Além da análise, estão dispostos registros fotográficos feitos pelos integrantes do grupo durante o período de desenvolvimento do projeto. Ademais, elaboramos um curta metragem que apresenta o circuito de Galerias estudado, o que permite um entendimento melhor para os que mostrarem interesse pelo assunto.