G04 – os espaços livres da cidade e a liberdade da criança

etapa 3

objetivo

Aumentar a presença da criança da cidade contemporânea e promover o encontro entre elas nos espaços livres.

situação atual problemas proposta situação desejada
Ausência da criança das ruas e espaços livres da cidade contemporânea.

Sua presença na cidade está reduzida aos espaços educadores (escolas), e aos espaços de brincar (praças e parques).

Crianças isoladas e confinadas entre muros de casa, escola, shoppings e centros de lazer privados.

Crianças de diferentes níveis sociais quase nunca se encontram, cada uma fica restrita a seu mundo.

Cidade criada e vivenciada apenas por adultos.

Criar um percurso e pontos de brincar entre praças e escolas que sejam mais seguros e mais lúdicos para as crianças e suas famílias. Maior presença das crianças nas ruas e espaços livres da cidade.

Crianças e suas famílias andando mais a pé e se divertindo nas ruas da cidade.

Crianças de diferentes níveis sociais se encontram e brincam juntas nos espaços livres da cidade.

critérios para definição dos pontos de brincar

calçada

• boa condição espacial (largura e continuidade) ou possibilidade de criá-la.
  • evitar ou proteger de trechos com alto tráfego de pedestres (por exemplo proximidade de equipamento público).

rua

• trecho com menor tráfego / velocidade de automóveis e/ ou com possibilidade de redução ou proteção do trânsito de carros.

fachada

• proximidade de ponto (s) da REDE AMIGA.

cobertura

• existência ou possibilidade de criação de sombra (árvores ou marquises).

geral

• mínimo de 200m e máximo de 500m de distância de outro ponto de brincar ou praça.

procedimentos possíveis para criação dos pontos de brincar

calçada

• mudança de piso, buscando continuidade e clareza na demarcação das áreas do pedestre, da brincadeira, da travessia de rua e da entrada de carros.
  • novo desenho de canteiros de árvores, buscando maior permeabilidade e continuidade, e implantação de jardins com flores.
  • criação de volumetria no piso e implantação de mobiliários-brinquedos seguindo o conceito de ambivalência de brincar-usar.
  • alargamento da calçada, ocupando vagas de estacionamento de carros (quando há vagas nos dois lados da via), sem interferência no leito carroçável.

rua

• alargamento da calçada, ocupando vagas de estacionamento de carros (quando há vagas nos dois lados da via), sem interferência no leito carroçável da via.
  • instalação de parklets (estimulando o brincar relacionado com esportes e cultura), ocupando duas vagas de estacionamento de carros.

fachada

• instalação de brinquedos-mobiliários em muros.
  • instalação de parklets, ocupando duas vagas de estacionamento de carros, em frente a estabelecimentos da REDE AMIGA.

cobertura

• aumento da arborização e criação de pequenas marquises, quando necessário.