G29_URBANISMO TATICO

ETAPA 01

Em uma cidade como São Paulo, consolidada sem planejamento a partir de interesses diversos, a lógica do espaço privado e do rodoviarismo acaba muitas vezes por negar o espaço público às pessoas. Apesar de iniciativas como o Centro Aberto, a Virada Cultural e o Carnaval, ainda sentimos a carência de momentos de ocupação da cidade por atividades de lazer, um dos direitos fundamentais a todos os cidadãos. 
Nesse sentido, lançamos o olhar para o termo urbanismo tático, que consiste na reapropriação do espaço público através de experiências lúdicas, de baixo custo e temporárias que no entanto visam efeitos de longo prazo, levantando questões sobre o potencial de desenvolvimento, a qualidade e a funcionalidade desses espaços.
Uma vez que o centro da cidade já é alvo de movimentos como esse, decidimos então estudar a região da Lapa, onde a pluralidade de atividades não é acompanhada por espaços públicos de qualidade. O trabalho se organizará portanto a partir do estudo da região, levantamento de necessidades e posteriormente, a proposta de uma intervenção que teste os resultados da pesquisa.