G10 _Cenografia Cora Primavera

O presente trabalho é um TC-EV que realizará a cenografia da peça Cora Primavera, texto autoral de Rafael Abrahão interpretado pela Cia Nada Pensativo e trabalho de conclusão de curso de alunos das artes cênicas e música da UNESP. Cora Primavera aborda, através de personagens da mitologia grega, problemáticas frequentes em discussões contemporâneas como a transfobia, homofobia, machismo, intolerância religiosa e a mercantilização da fé na religião cristã. O texto é uma adaptação inédita do rapto de Perséfone, presente na mitologia grega. Filha de Deméter e Zeus, Perséfone foi raptada por Hades que a mantém presa no submundo, permitindo que apenas um quarto do ano a Deusa volte para o Olimpo. A peça ocorre no período de tempo no qual Perséfone é liberta e transforma-se na Deusa Cora, o que na experiência mundana é representada pela primavera, o nascimento do novo e da diversidade. A peça se desenvolve através de três atos e doze cenas que apresentam paralelamente o mundo dos deuses e a terra, na qual a celebração de um casamento nos moldes cristão é interpretada. As cenas do casamento foram criadas a partir de discursos reais, que explicitam a submissão vivida por mulheres dentro de culturas patriarcais, e em especial, no interior de espaços religiosos. As apresentações que acontecerão em espaços públicos de São Paulo, as praças Horácio Sabido (Sumaré) e dos Arcos (Consolação), ocupam a cidade em busca de diálogo e reflexão a respeito dos temas tratados.

Como grupo de EV nos aproximamos do trabalho no início deste segundo semestre, porém a peça já vinha sendo ensaiada desde o início do ano. De modo que, nossa contribuição teve uma limitação de tempo, como também financeira. Iniciamos projetando uma concha acústica, importante demanda solicitada pela companhia, uma vez que os espetáculos ocorrerão no contexto urbano com a presença de músicos em cena. A concha acústica foi construída a partir de quatro placas de compensado sustentadas por estruturas metálicas, tais estruturas permitem o desmonte de cada unidade de placa e a articulação de determinadas peças. Este ajuste feito no ângulo da peça é necessário para que o potencial da concha seja similar nas diferentes situações presentes em cada praça onde ocorrerão os espetáculos. Por ser um elemento que ocupará um espaço importante em cena, optamos por adicionar à superfície da concha lambes com imagens e frases que dialoguem com as temáticas do texto da peça. A escolha pelo lambe tem relação com a sua presença nos espaços urbanos e no potencial de veicular ideias. Outro elemento de cena que fará parte da cenografia será uma carroça – já pertencente à companhia –  onde alguns personagens como os deuses e o coro ficarão durante algumas cenas. A carroça representará o Panteão e será adornada com tecidos que transmitirão a ambientação desejada. A partir da proposta cenográfica buscamos dar força para aspectos que consideramos importantes no texto, bem como, a proposição de elementos que dialogassem com o fato da peça ser encenada em espaços públicos.