G02+G23_ DESDOBRA MUROS

O projeto Desdobramuros foi desenvolvido no bairro de Lajeado, São Paulo, em uma parceria entre os nove alunos do E.V. e o coletivo artístico Luz33, sob coordenação da artista Lu Godoy.

O projeto Luz33 é uma iniciativa da artista plástica que teve início em setembro de 2018 com um pedido da CEI Espaço Kairós, localizada em Lajeado, para fazer uma pin- tura no portal da creche. Além desta pintura, Lu convidou diferentes artistas para realizarem grafites em treze muros diferentes nas ruas do entorno.

Após grafitar os muros de moradores das ruas, o Luz33 sentiu a necessidade de expandir o seu projeto. Para isso, o grupo de estudantes de arquitetura propôs construir mobi- liários urbanos públicos fixados em muros privados e grafi- tados. Deste modo, a junção dos mobiliários com os grafites visa ocupar as calçadas e propiciar novas dinâmicas de interação, apropriação e permanência no espaço.

Quando pensamos sobre quem esse desdobramuro poderia beneficiar, imaginamos que idealmente ele deveria atender à maior quantidade possível de grupos de pessoas. Porém temos a consciência que essa intervenção, por carac- terísticas intrínsecas ao objeto, irá ser dirigida mais para um tipo de sujeito. E, com isso, decidimos que o grupo que faria mais sentido em privilegiarmos com o nosso objeto seriam as crianças.

Nós nunca tivemos a pretensão de resolver as carências dos espaços públicos de Lajeado, a ideia sempre foi fazer uma intervenção que instigasse essa reflexão na população local. Por conta de uma mudança de perspectiva e de entraves de conseguirmos autorização para realizar a intervenção em um muro privado, optamos por realizar a fixação em um muro dentro da própria creche, afinal, o dono dela, Eduardo Aran- tes, foi nosso único que nos deu permissão. Pensamos que fez sentido essa escolha, levando em consideração todas as dificuldades encontradas e que lá tivemos a oportunidade de realizar o debate com as crianças, nosso público-alvo princi- pal, sobre coletivo e privado, espaços de brincar e brincadei- ras, percurso, rua e creche. As crianças são mais propensas
a se apropriarem dos espaços e dos objetos que os adultos, e esperamos que, talvez, elas levem esse debate para dentro de casa.

  1. TERRITÓRIO

Guaianases é um dos últimos distritos do município de São Paulo, na extrema zona leste. Na qual existem 8 bairros que formam tal distrito, sendo um deles o escolhido para o trabalho, lajeado.

A princípio, Guaianases era habitada por tribos indígenas, que deu origem ao próprio nome, logo, as terras foram tomadas por jesuítas e anos depois o  aldeamento indígena foi extinto e as terras ficaram sob iniciativas particulares.

Com a chegada da estrada de ferro norte e olarias na região que impulsionou o crescimento e desenvolvimento econômico muitos imigrantes e migrantes se instalaram na área. Posteriormente, a atividade econômica que era liderada a grande maioria por europeus se deu pela extração de pedras.

Diante dessa contextualização histórica, Guaianases como um todo passou a ser super populosa, pois cada vez mais chegavam pessoas de diferentes lugares do Brasil em busca de trabalho, uma vez que os imigrantes deixaram de vir a população se tornou completamente brasileira no local.

Com a política de urbanização do governo Prestes Maia a construção civil necessitou de mão de obra não qualificada para o trabalho, tornando São Paulo mais atrativo para pessoas que não continham formações e precisavam trabalhar.  Esses trabalhadores desde o início já se instalaram em áreas de risco e loteamentos irregulares, porém a demanda de pessoas que vieram em busca de trabalho aumentou e a região foi tomada completamente por favelas, uma vez que o salário mínimo é baixo e insuficiente para se manter alinhada a economia do país.

A taxa de analfebetismo em Guaianases assim como as taxas de defasagem escolar são altas, embora a subprefeitura diz não faltar vagas nas escolas municipais da região.

Especificamente, lajeado ocupa a terceira pior posição no índice de desenvolvimento humano de São Paulo, entre as variáveis consideradas para a avaliação está a riqueza, alfabetização, educação e bem estar infantil. Isto se deve ao fato dos moradores do distrito como um todo possuírem a média salarial mais baixa da cidade. Com aproximadamente 9,20km² de área, lajeado possui 185.184 mil habitantes, estimado quase 30 mil pessoas a mais, calculado uma densidade demográfica de quase quase 20.000 habitantes por km².

2. PROJETO LUZ 33

Criado em setembro de 2018 pela artista plástica,  Lu Godoy, o projeto Luz33 surgiu a partir de um pedido da CEI Espaço Kairós, localizada no bairro Lajeado de São Paulo, para que a artista pintasse o portal da creche. Lu relata que, ao chegar na creche, sentiu que apenas a sua intervenção retribuiria muito pouco para aquele espaço. Portanto, convidou, a princípio, mais sete artistas para participar. Juntos fizeram oito grafites em muros das ruas próximas à creche. Neles ilustraram palhaços, dançarinas, entre outros temas. Em um segundo momento, ela sentiu a necessidade de intensificar as intervenções. Para isso, convidou artistas circenses, dançarinos e performers para realizar atividades paralelas em um evento de ativação do muro que pode ser conferido em seu vídeo de divulgação do projeto.

O projeto Luz33 é uma iniciativa da artista plástica Luciana Godoy que teve início em setembro de 2018 com um pedido da CEI Espaço Kairós para fazer uma pintura no portal da creche. Ao chegar na creche, em Lageado, Luciana relata que sentiu que sua intervenção retribuiria  muito pouco para aquele espaço e então convidou, a princípio, mais sete artistas. Juntos fizeram oito painéis de grafite nas ruas próximas a creche, neles pintaram palhaços, dançarinas entre outros temas. Em um segundo momento ela teve a vontade de intensificar a presença desses painéis associando-os à presença de artistas circenses, dançarinos e performers em um evento de ativação que aparece em seu vídeo de divulgação do projeto.


3. ENSAIO


O exercício da confecção da mesa veio fundamentado em três vontades:

  • a primeira era de produzir em uma semana um teste capaz de simular o que seriam os problemas dessa produção com as infraestruturas que possuíamos em mãos. Optamos por usar as madeiras existentes na marcenaria e usar as ferramentas do Seu Ferreira. Aprendemos sobre os tratamentos necessaários para permitir que pintássemos nessa superfície como o processo de selagem e como preparar a madeira e o selador para a aplicação.
  • A segunda era o desenvolver de um mobiliário dentro de um contexto que já possuíamos familiaridade. Familiaridade essa que englobam desde dinâmicas do cotidiano como os usos do C.A., dos almoços com pouco espaço de mesa pessoas a tarde estudando e se juntando para se divertir. Dos acontecimentos mensais como as festas da escola, os novos eventos TRAGO que se propõe a trazerem feiras, bandas e atividades de recreação. E Até de um periodicidade de ritos anuais, como a semana de recepção dos calouros que aprendem, entre outras coisas, a fazerem stencils, lambe-lambes e pintam (em uma cultura muito próxima aos murais de grafite) as paredes de todo o pátio.
  • E por último, havia na época uma dificuldade em encontrar com os grafiteiros por um problema de agenda, e achamos que esse exercício “relâmpago” foi uma ótima forma de manter o caminhar do trabalho e das discussões em andamento.

Ao trazer o projeto para a reunião do centro acadêmico o objeto foi recebido com grande entusiasmo. A mesa entrou conjuntamente com a estréia dos eventos TRAGO sendo divulgada como parte dos novos atrativos do nosso espaço comum. E deixamos-a como esse elemento a ser pintado com stencils anualmente pelos calouros, a ser desfrutado pelos funcionários e alunos e que de certa forma celebra a boa convivência do nosso espaço acadêmico.

4. O DESDOBRA MUROS


Desdobramuros
é um projeto urbano e artístico que surgiu a partir de um convite feito pela creche CEI Espaço Kairós, localizada no bairro de Lajeado, ao coletivo Luz33 para realizar grafites nos muros próximos à escola. Os treze grafites pintados nos muros das calçadas em lotes privados  foram feitos por diferentes artistas. Com isso, buscou-se debater o uso do espaço público na região de Lajeado. As intervenções foram muito bem recebidas pela maioria dos moradores da região, o que gerou uma alta demanda por mais ações. Com o objetivo de aprofundar esses questionamentos, foi feita uma parceria com estudantes da Escola da Cidade e com o ê.arquitetura para a viabilização do Desdobramuros, como uma ampliação do Luz33. Este novo projeto tem como objetivo construir mobiliários aliados aos grafites em muros de propriedade privados e de uso público ou comunitário. A primeira intervenção foi um brinquedo-mobiliário preso num muro interno da creche Espaço Kairós e posteriormente grafitado. O objetivo é sempre manter uma coerência de linguagem e mensagem entre o objeto e a pintura. Utilizando tubos de aço e placas de madeira foi construído um mobiliário que pode ser utilizado tanto como um brinquedo para as crianças escalarem quanto como um banco também para os pais, professores e funcionários da creche.