G37_ Caminhos d’água

O G37 inicia o semestre de Estúdio Vertical com uma indagação deixada após a realização do Seminário Internacional juntamente com o workshop de Mario Camargo, cujo tema focou em caminhos e possibilidades sustentáveis para a Rua General Jardim e entorno.

As discussões realizadas anteriormente à primeira banca buscaram, portanto, um estudo de referências e relatos gráficos das situações atuais que relacionassem as problemáticas do espaço urbano frente aos novos caminhos de um desenho sustentável da cidade.

Dessa forma, a intenção é poder realizar durante o semestre, um projeto ou proposta de política urbana que lide com as problemáticas e situações encontradas pelo grupo ao longo do período de estudo.

A segunda banca, assim, procura mostrar uma coleta de dados e levantamentos feitos na Rua General Jardim que iniciam o estudo para a proposta final. Durante quatro semanas foram levantados e analisados dados como estudo de fluxos das vias e pedestres, análise do desenho das calçadas com suas respectivas medidas, um estudo de uso do solo, desenho do relevo e locais de escoamento d’água, registro fotográfico de todas as fachadas que compõe a rua, mapeamento dos canteiros, além de outros registros considerados de interesse ao estudo.

Em conclusão, o grupo buscará como ferramenta principal o debate entre as situações pré existentes no local de estudo e a possibilidade de um desenho de política pública e urbana como produto a ser apresentado no final.

g37_andré arena/ isabella peano/ manoela ambrósio/ margot stuckelberger / nina luders