G45- Habitação pós desastre

Dany Cohen|Luigi Franco|Mably Rocha|Rafaela Ferreira| Raquel Andrade|Tainá Arena

Com base no desastre de Brumadinho e em outras situações emergenciais tais como o desastre de Mariana, os campos de refugiados ao redor do mundo e questões de desastres naturais, cria-se a proposta de uma metodologia a ser seguida nesses casos partindo de uma proposta projetual a ser desenvolvido.

Pensar em o porquê a arquitetura é um direito humano nos levou a refletir sobre situações extremas onde a ação projetiva não só poderia proporcionar mais dignidade em casos extremos, mas ao mesmo tempo impedir um dispersamento por parte dos moradores, de forma a garantir tanto a permanência da vida local como também uma pressão política por medidas mais incisivas.

O desastre de Brumadinho consistiu no rompimento da barragem da Vale, o que fez com que uma terra tóxica de  amônia sílica, silte, chumbo, cromo entre outras invadisse a cidade com uma velocidade de 34 km/h, tendo percorrido um trecho de 8 km em 15 minutos, gerando graves danos ao ecossistema, as pessoas, aos animais e a cidade em sí. Por conta disso quase 300 pessoas ficaram desabrigadas, as quais foram realocadas para hotéis e casas de familiares, gerando um dispersamento para as cidades vizinhas. Com o intuito de dar uma melhor qualidade de vida e que a cidade volte aos poucos a funcionar, este trabalho tem por intuito projetar um habitáculo modular em pré fabricado leve de argamassa armada que permite a agilidade e a flexibilidade que a situação necessita.

Já que estas construções terão que acontecer de forma rápida e em locais difíceis de acessar e com uma grande diversidade de família que eles vão ter que abrigar, é de suma importância para o trabalho que a proposta arquitetônica ilustre também uma metodologia de projeto para futuros imprevistos de casos semelhantes.  

As primeiras ações a serem tomadas serão de um levantamento completo da catástrofe, as necessidades da população, sempre dialogando com outras situações para compreender melhor as peculiaridades e semelhanças da situação, a possível retomada da cidade, juntamente com a escolha do terreno e início da proposta de projeto.