G25_muros|paredes

Alicia Soares | João Pedro Vieira | Layla Kamilos | Mariana Caldas | Marina Lickel

banca 1

histórico ev passado e ideias para o novo projeto:

banca 2

tema definido: muros e paredes
etapa: levantamento e construção do primeiro protótipo

O trabalho busca investigar os limites construídos para o corpo no espaço, através dos elementos arquitetônicos das paredes e/ou muros.

Com o propósito de combinar as características do trabalho do semestre anterior, adequando ao tema do estúdio vertical: ainda o direito à cidade? foi levantado na primeira banca, temas que chamamos de “coisas que nos coçam”, para iniciar essa busca de elementos onde poderia ser proposta uma intervenção artística com propósito e sentido.

Essa discussão levantou o tema dos muros, e depois abriu-se também para paredes, elemento crucial da arquitetura, presente em todos as construções, e que delimita tão claramente a questão do direito à cidade para as pessoas.

Para essa banca catalogamos imagens das referências de paredes e muros, dividindo em duas frentes: arquitetura e arte. A ideia foi de compreender esse vocabulário e o significado deste elemento, tanto na forma como é explorado na arquitetura construída, quanto nos trabalhos de artistas que são inspiração para nossa proposição.

Iniciando a pesquisa na questão mais experimental sobre o que é essa divisão de espaços, fez-se uma expografia que transmite essa reflexão, criando uma parede de vedos, com duas camadas de fita adesiva transparente entre dois pilares de concreto, na qual é exposto esse levantamento imagético na parte interior, podendo ser visto através de furos as imagens de referências categorizadas e agrupadas conforme essa primeira análise.

A partir dessa banca, entraremos no trabalho mais propositivo, seguindo a pesquisa experimental até compreender qual será o lugar final da nossa intervenção e como será feita.

imagens do primeiro protótipo com imagens de referências para levantamento.

banca3

Para a terceira banca buscamos trabalhar com experimentos, utilizando o subsolo da escola como espaço para a exposição dos resultados. Foram feitos 6 ensaios com diferentes materiais e formas de construção, a ideia foi, além de testar as diferentes materialidades, entender a construção desse lugar, construir barreiras diferentes das convencionais que dividem um espaço interno e compreender a interação das pessoas durante a apresentação com cada experimento.

Além de propor um espaço expositivo interativo e experimental, esse ensaio teve como propósito compreender os desafios das construções de cada experimento, como podem ser as relações entre o corpo e as diferentes materialidades e até onde podemos conformar divisões efetivas.

exp 1_rasgo (papel kraft)
exp2_emparedamento (lã e pedras)
exp3_rastro (cal)
exp4_trança (barbante)
exp5_tropeço (fita para demarcação de área)
exp6_linha (fita de led)
exp7_ângulo (lona amarela)