G20_Desconstruir Símbolos

Entrega 03:

Entrega 02:

Entrega 01:

Desde o governo Obama, alguns estados dos E.U.A vêm adotando uma política de retirada de símbolos racistas e confederados; enquanto em São Paulo as pichações de protesto em monumentos como o Borba Gato e Monumento ás Bandeiras virou pauta política nas ultimas eleições. Muitos consideraram absurdas tais manifestações, o que mostra um esquecimento do simbolismo destes monumentos; como nas palavras do sociólogo Pedro Cesarino “a amnésia
crônica do genocídio que funda a sociedade brasileira.”. A invisibilidade simbólica destes monumentos é muito grave. A recente alteração do nome do Elevado Costa e Silva, para Elevado Presidente João Goulart, foi um ponto de partida que escancara como a cidade de São Paulo enaltece falsos heróis, que muitas vezes estão ligados a partes conturbadas de nossa história. As homenagens a homens que são responsáveis pelo grande massacre indígena, escravidão e ditadura
em locais de grande visibilidade na cidade, são questões que devem ser discutidas para dar lugar a uma nova percepção sobre a real história do nosso país, dando assim visibilidade aos grupos que foram realmente afetados pelo intenso período de exploração e que até hoje sofrem consequências disso.
Catalogamos 14 monumentos na cidade que estão relacionados ao genocídio indígena, escravidão, ditadura ou outros momentos conturbados da nossa história, como a revolução farroupilha. Além destes monumentos, São Paulo tem 29 vias que fazem referências a militares e rodovias nomeadas a partir de bandeirantes que ampliaram nossas fronteiras em nome da ganância passando por cima dos que ali habitavam. Nossa ideia é trabalhar com estes monumentos em uma tentativa de propor intervenções e ressignificar os espaços onde estes estão inseridos, ocupando tais espaços com usos que, de alguma forma retratariam esta divida histórica perante aos povos que foram explorados e massacrados durante nossa história. Ocupar a cidade com arte que dê visibilidade a estas questões para desconstruir as alusões do nosso passado e deixar de homenagear símbolos construídos que fortalecem uma narrativa histórica de um grupo social que até hoje esta no poder.