G09 | JANELAS para Ocupação 9 de Julho

etapa 1 (primeira banca)

Aproximações, construir através de demandas reais 

Para este semestre na disciplina do Estúdio Vertical da Escola da Cidade procuramos nos aproximar do movimento de moradia através da construção, colaborativa, a partir de necessidades reais da habitabilidade dos espaços ocupados pelas famílias. Dessa forma, encontramos na possibilidade de pensar formas inteligentes e baratas para as janelas do edifício, que hoje se encontram em sua maioria com pouco ou sem nenhum caixilho, uma forma de atuação pontual na construção dos espaços da ocupação.

Como estudantes de Arquitetura e Urbanismo as primeiras aproximações têm levantado discussões internas ao grupo no que diz respeito ao papel do arquiteto na ocupação de moradia e na sociedade. Uma vez que nos introduzimos neste espaço, nossas primeiras questões foram entender o que é esperado de nós, o que podemos contribuir e o que conseguimos entregar. Neste sentido, a delimitação das expectativas, tanto nossas quanto dos moradores, e a delimitação de atuação tem sido um desafio. Ainda assim, a definição de estratégias de pesquisa, produção, testes e organização da demanda, formas de financiamento e agentes envolvidos tem sido nossa forma de atuação.

 

Janelas

Significado

As janelas são uma necessidade prática do dia-dia dos espaços e uma condição básica de habitabilidade, promovem condições adequadas de iluminação, ventilação e proteção das intempéries. As janelas são o intermeio entre o interior e o exterior. Em uma situação de movimento de moradia cumprem também um papel simbólico, no que diz respeito à demonstração da ocupação organizada do edifício, onde penduram-se, por exemplo, as bandeiras do movimento de moradia.

Situação atual/expectativas

As janelas do edifício apresentam um desafio quanto à ocupação dos espaços, por terem grandes vãos abertos e quase nenhum caixilho original disponível. Além de uma questão de proteção das intempéries, como chuva e frio, apresentam um risco de segurança para as crianças. Pensando na urgência de ocupação dos espaços e transferência das famílias, consideramos duas possibilidades de atuação, uma emergencial/temporária ( sistema como band-aid) e uma emergencial/permanente (estabelecer um padrão).

Proposta

Pensando na condição financeira das famílias e numa ocupação duradoura do edifício, propomos o desenvolvimento de um projeto de caixilho que seja barato, funcional e que atenda à um padrão estabelecido pelas proporções dos caixilhos originais, que ainda permanecem em algumas fachadas do edifício. Neste sentido, pensando na produção em massa destas janelas, sugerimos um workshop com as famílias e interessados, para que as janelas possam ser feitas em forma de mutirão.

Metodologia e cronograma

Uma vez identificado nosso recorte de atuação (janelas) nos propomos a trabalhar durante o semestre seguindo a seguinte metodologia:

Um primeiro momento de aproximação e inserção na ocupação, como tempo para organizar e coordenar tanto nossa própria forma de atuação, entre expectativas e possibilidades, e os outros agentes envolvidos no projeto, quanto aproximação e pesquisa de sistemas de fechamento, encaixes e levantamento da condição existente.

 

Como forma de registro, mantemos um livro-diário que será em todas as bancas nossa forma de apresentação.  

 

 

etapa 2 (segunda banca)

 

 

Esta segunda etapa de pesquisa projetual procurou soluções técnicas e compositivas para pensar as janelas dentro do contexto da ocupação a partir das necessidades e desejos. Foi essencial para esta etapa a compreensão dos requisitos que a janela deveria cumprir, como: -custo (materiais acessíveis), manuseio, segurança, ventilação e iluminação natural, facilidade de instalação.

 

etapa 3 (banca final)

Nesta terceira etapa realizamos o protótipo, através do qual foi possível o entendimento do processo construtivo. Entre erros e acertos, procuramos uma melhor delimitação de orçamento, formas reaproveitamento de materiais de fechamento, sistemas de abertura, travamentos etc. Como finalização deste primeiro semestre, a tradução do processo em um manual construtivo deste protótipo, uma primeira resposta para a ocupação. 

acesso ao manual completo para download e impressão: Manual_Janelas_Ocupação09deJulho