g42_ainda o direito a cidade?

Através das discussões iniciais, manifestamos uma inquietação em analisar o tema de pinturas urbanas, sejam de cunho artístico, político, de luta por direitos, pacifistas, de resistência, entre outras, que eclodem pelo território urbano de São Paulo.

Buscamos, por meio dum diagrama de conceitos, elaborar uma ferramenta de análise e um critério de classificação das diferentes tipologias que possam nos guiar de um jeito mais organizado e coerente no estudo de suas representações, para que também possamos distinguir seus propósitos e consequências. A partir do diagrama, entendemos e relacionamos as diferentes camadas e composições que existem em varias cenas urbanas, com essa inter relação entre os soportes físicos da cidade e os propios desenhos.

Dende o urbanismo duma região até o muro, essa pesquisa faz um levantamento de como é a imagem na cidade por meio de fotografias, cartografias, textos e desenhos, para que então, na última etapa possamos partir para a proposição de hipoteticamente entender qual seria a repercussão de edifícios públicos, burocráticos ou extremamente formais fossem totalmente pixados/grafitados.